• Instituto Bold

Desafio Quarentena e as jornadas no primeiro semestre de 2020

Atualizado: Mai 25

Na primeira semana de abril foi lançado o Desafio Quarentena, o qual eram propostas atividades diárias para o desenvolvimento de soft skills (habilidades socioemocionais) através da plataforma do Google Classroom. Batemos um recorde de mais de 1K de inscrições no primeiro quadrimestre do ano!

A Jornada do Interior, definida como a primeira fase do programa, compôs a trajetória do Desafio Quarentena, o qual abordamos os seguintes assuntos: felicidade, emoções negativas, qual vida queremos ter, futuro do trabalho, diversão, exercício físico, relacionamento, meditação, leitura, mindfulness e muitos outros.

A atividade foi acompanhada por mentores especializados, os quais realizavam a avaliação do desenvolvimento, engajamento, comunicação, proatividade, criatividade e outras características do estudante, promovendo seu desenvolvimento na jornada para conclusão do desafio dentro do prazo.

Os estudantes que concluíram com sucesso e apresentavam evolução nas entregas passaram para a segunda fase do projeto, denominada Jornada do Impacto.



A Jornada do Impacto contempla o desenvolvimento do perfil empreendedor e intraempreendedor do estudante. Além de terem acesso a métodos, práticas e técnicas tradicionais de concepção, desenho, validação e comunicação de negócio, eles solucionam problemas utilizando a metodologia Design Thinking e Sprint, realizando a prototipagem e validação de um projeto criado do zero e alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU Organização das Nações Unidas (ONU), de forma a proporcionar um impacto positivo em suas comunidades.

Os estudantes foram dispostos em 10 grupos abordando os seguintes temas: Erradicação da pobreza, Saúde e bem-estar, Educação de qualidade, Trabalho decente e crescimento econômico, Redução da desigualdade, Igualdade de gênero, Energia acessível e limpa, Paz e justiça eficaz, Indústria, Inovação e Infraestrutura.

Os grupos se dedicaram a entender e mapear o problema e apresentaram suas propostas e pesquisas ao instituto nesse último sábado (16), sendo destaques os grupos 6, abordando o tema Igualdade de gênero, e o grupo 8, com o tema Paz, Justiça e Instituições eficazes.



Ao final dessa jornada, promovemos a apresentação do projeto em forma de Pitch. Estes projetos reais têm visibilidade em empresas parceiras do Instituto, como parte de um processo seletivo para integrar seus times ou ainda, podem sair do papel na forma de empreendimento próprio dos participantes da jornada. Fiquem de olho nas próximas atualizações!


© 2019 POR INSTITUTO BOLD

  • Facebook Basic Black
  • Instagram Basic Black
  • Preto Ícone LinkedIn